quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

RIO GRANDE


A RPPN MORRO DO ELEFANTE localiza-se na Serra da Mantiqueira, em meio aos contrafortes sem fim dessas belas paisagens montanhosas. Mantiqueira é um termo de origem tupi, que significa "gota de chuva", através da unção dos termos amana (chuva) e tykyra (gota). Este nome deve, provavelmente, ter sido escolhido devido ao alto índice pluviométrico da região. Verão muito chuvoso e fresco, invernos frios, secos e ensolarados.




Terras Altas com grande número de nascentes, riachos, cachoeiras. Rio Grande, um importante Rio que nasce no Estado de Minas Gerais e banha também o Estado de São Paulo, sua nascente localiza-se a menos de 2 km da RPPN MORRO DO ELEFANTE, no município de Bocaina de Minas e percorre 1360 km até encontrar o Rio Paranaiba no município de Carneirinho - MG, formando assim o Rio Paraná.


      Cachoeira do Rio Grande - maior cachoeira dentro do município.


  

Cachoeira do Rio Grande em período chuvoso

A Bacia do Rio Grande é responsável por aproximadamente 67% de toda enérgia gerada no Estado Mineiro, o volume de água é imensurável, formando uma divisa natural entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, contribuindo imensamente para agricultura e pecuária dos dois maiores estados do Sudeste Brasileiro.



Apesar de sua grandiosidade e abundância o Rio Grande se forma de pequenas nascentes que vão acrescentando volume ao longo de seu percurso. Próximo a nascente é possivel banhar-se com tranquilidade em águas frias e cristalinas, sendo que sua profundidade não ultrapassa 50 centimetros. A RPPN MORRO DO ELEFANTE é responsável por duas nascentes que fornecem água para o Sítio, desaguando depois, limpas no leito deste valioso Rio.




No entanto, sua história não é  só de belezas e glória, pois a poucos kilometros da nascente, o Rio Grande já recebe um volume de agrotóxicos e esgoto doméstico não tratados da primeira localidade que atravessa. O descaso público, a falta de consciência da população, pouco instruída e a cultura local de jogar todos os dejetos no rio, nos sinalizam o grande trabalho que há por se fazer.





A 15 km da nascente, suas águas já se tornam turvas, devido ao desague de esgotos não tratados em suas águas.






A falta de mata ciliar também provoca o assoriamento, ficando assim suas margens desprotegidas e sujeitas a erosão.









2 comentários:

  1. gente, vamos trabalhar por uma vida melhor, salvar o que pudermos salvar, proporcionar boa vida à natura e ajudar o próximo, assim a vida caminha mais leve! um salve prá vcs que cuidam tão sutilmente dessas montanhas preciosas.

    bia clemente (biasaxs)

    ResponderExcluir